« Home | Olhando o futuro - Élder Granja » | La fúria espanhola » | Estrelas que cintilam – John Mensah » | Fado nosso » | Estrelas no banco - Daúto Faquirá » | Olhando o futuro – Kaz Patafta » | Rui Costa regressa » | Olhando o futuro- Lenny » | Olhando o futuro – Jimmy Briand » | Emoção até final – IIª Divisão, série D » 

sexta-feira, junho 02, 2006 

Estrelas que cintilam - Franck Ribéry


Eis um dos melhores jogadores franceses da actualidade. Franck Ribéry, de 23 anos, é um nome a ter em conta no futuro próximo. O médio-ala do Marselha é um futebolista magistral que dominou as atenções na Ligue 1 francesa e levou ao delírio os adeptos do Olympique.
Vindo do Norte de França, Ribéry nem sempre foi feliz no mundo do futebol. Depois de alguns anos nos escalões de formação do Lille, passou pelas divisões inferiores em clubes como o Boulogne-sur-Mer, Alés e Brest. Em 2004, Jean Fernandez, então treinador do Metz, viu em Franck Ribéry as qualidades suficientes para singrar no principal escalão. Em Metz Ribéry deu razão ao técnico e fez uma época de bom nível, mas acabou por ser prejudicado pelo seu carácter intempestivo, que o levou a sair para a Turquia, onde representou o Galatasaray. Não baixou o bom rendimento em terras turcas e voltou ao seu país, para representar o seu actual clube. Em Marselha Ribéry mostrou estar mais maduro e provou toda a sua categoria.
A cara de poucos amigos, acentuada pela longa cicatriz que tem na face, causada por um acidente de automóvel que lhe ia ceifando a vida ainda na infância, parece, por si só, assustar os adversários. Porém Ribéry utiliza incontáveis atributos para mostrar todo o seu potencial.
Embora jogue bem com os dois pés, a forma como o seu pé direito comunica com a bola é algo de fantástico e no último passe o jogador é simplesmente fatal. Seja no lado esquerdo, no centro ou na direita o francês inventa em cada jogada uma nova razão para se gostar de futebol. Com um centro de gravidade baixo (1,70m), o francês alia de forma perfeita a velocidade estonteante a uma técnica apurada criando enormes dores de cabeça a quem tem a penosa missão de o marcar. Poderoso no drible e diabólico no um para um, Ribéry cruza e remata de forma fantástica.
Em 33 jogos realizados esta época (2882 minutos contabilizados), Ribéry marcou 6 golos e fez 5 assistências. A magnífica prestação no campeonato valeu-lhe a convocatória de Raymond Domenech para o Mundial 2006, deixando de fora nomes como Ludovic Giuly e Robert Pires.
Franck Ribéry poder-se-á mostrar a todo o Planeta no Campeonato do Mundo, contudo, mesmo que tal não aconteça, o médio gaulês deve ser seguido com muita atenção.

Nome: Franck Ribéry
Nacionalidade: Francês
Posição: Médio-ala
Nascimento: 01-04-1983
Altura: 1,70m / Peso: 62 Kg
Clube: Olympique de Marselha

JM

About me

  • Blogue mantido por António Simas e João Miranda, participação especial de João Campos
My profile

Noticias