« Home | Análise: Portugal X França Sub21 » | O Marfim pode brilhar » | Candidatos há muitos » | Craques fora de jogo » 

quarta-feira, maio 24, 2006 

Emoção até final – IIª Divisão, série D


A reformulação dos quadros competitivos, que teve lugar na época que agora terminou, prejudicou essencialmente o Campeonato Nacional da IIª Divisão. Das quatro séries que compõem esta prova, apenas duas equipas teriam oportunidade de subir de divisão, não bastando para isso ganhar a respectiva série.
Trofense e Olivais e Moscavide são os clubes que para o ano pontificarão na Liga de Honra.
A série D foi a mais disputada das quatro séries. Na última jornada eram ainda três as equipas (Olivais e Moscavide, Louletano e Operário) com possibilidades de alcançar o primeiro posto. A sorte acabou por sorrir aos lisboetas, no entanto não se pode apontar um vencedor justo desta série. Analisemos o percurso dos 6 primeiros classificados:

OLIVAIS E MOSCAVIDE: Depois de uma primeira volta titubeante, perdendo muitos pontos em casa, o Olivais e Moscavide, do técnico Rui Dias, estabilizou e foi espreitando o topo. Jogadores como Duarte Machado (ex-Casa Pia), Nuno Abreu (ex-Benfica e Pinhalnovense), Eduardo Simões (ex-Benfica), Pedro Hipólito (ex-Benfica e Amora), Filipe Falardo (ex-Benfica e Alverca), Miguel Veloso (emprestado pelo Sporting), Mawete Jr. (ex-Benfica), Jorge Tavares (emprestado pelo Belenenses), Mauro Bastos (ex-Barreirense e Gil Vicente), Carlos Saleiro (ex-Sporting), protagonizaram uma boa recuperação e, mesmo não encantando, aproveitaram da melhor forma os pontos perdidos pelos outros clubes.
No play-off de apuramento a turma da zona oriental de Lisboa venceu no Campo Alfredo Marques Augusto a Oliveirense por 1-0 e foi a Oliveira de Azeméis empatar 2-2, garantindo a presença na Liga de Honra na época 2006/2007.

LOULETANO: Os algarvios lideraram grande parte da prova. Porém uma quebra na recta final, com uma onda de lesões a assolar o plantel algarvio, impossibilitou a qualificação para o play-off de apuramento. A equipa de Jorge Portela, que conta com bons jogadores nas suas fileiras, casos de Jorge Soares (ex-Benfica e Marítimo), Fausto Lúcio (Benfica B), Pintinho (ex-Paços de Ferreira), Brito (ex-Leixões) e Clemente (cobiçado por várias equipas), podia mesmo ter chegado ao topo da classificação, porém, na derradeira jornada, foi derrotada em pleno Estádio Algarve pelo Odivelas, dizendo adeus ao sonho.

PINHALNOVENSE: Paco Fortes não começou bem a época e saiu. Vítor Urbano sucedeu ao catalão, esboçou uma reacção, contudo acabou por bater com a porta. Nuno Palma foi o homem que se seguiu e conduziu a formação de Pinhalnovo até ao 3º lugar final. Uma segunda volta fantástica permitiu ao emblema da margem sul ir somando pontos e aproximar-se dos lugares cimeiros. Carlos Miguel, Cao, Miguel Bruno e Rui Gomes foram jogadores assaz importantes para a recuperação.

OPERÁRIO: Os açorianos, guiados pelos golos do ponta-de-lança brasileiro Júlio César terminaram o campeonato em 4º lugar. A formação de Francisco Agatão partiu para a última jornada ainda com possibilidades de alcançar o cume da tabela classificativa, porém os insulares perderam duplamente no derradeiro embate. Em Pinhal Novo, a derrota por 2-1 ditou, não só a impossibilidade de chegar ao play-off, mas também a entrega do último lugar do pódio nas mãos do Pinhalnovense.

MADALENA: Verdadeiramente impressionante o desempenho desta equipa açoriana no seu terreno. Em 15 jogos realizados no Campo Municipal da Madalena, com piso sintético, os picarotos venceram em 13 ocasiões e apenas cederam dois empates (diante do Mafra, à 17ª jornada e Operário, à 24ª jornada). Esta campanha caseira valeu aos insulares um óptimo 5º lugar na tabela.

ODIVELAS: Os odivelenses são outro caso de uma boa recuperação. Após a saída de Francisco Barão, à 3ª jornada, Rui Gregório assumiu o leme da formação rubro-negra e o percurso foi sempre a subir. Uma série de seis jogos sem perder foi colocando a equipa do Odivelas a escassos pontos do 1º lugar. Mas, a três jornadas do final da competição, uma derrota em Albufeira deitou por terra as aspirações da equipa. Todavia os odivelenses teriam ainda uma importante palavra a dizer, uma vez que enfrentariam os dois primeiros classificados. À 29ª jornada o Olivais e Moscavide visitou o Estádio Arnaldo Dias e foi com muitas dificuldades que saiu de Odivelas com um lisonjeiro empate a uma bola. Depois, na última ronda, o Odivelas visitou o Estádio Algarve, vencendo o Louletano por 1-0 e ditando o apuramento dos lisboetas para o play-off.

Na foto: Filipe Falardo (Ol.Moscavide), Osório e Mourato (Odivelas)

JM

About me

  • Blogue mantido por António Simas e João Miranda, participação especial de João Campos
My profile

Noticias