« Home | Craques fora de jogo » 

domingo, maio 21, 2006 

Candidatos há muitos


Aproxima-se a passos largos a data de início da mais importante prova futebolística, o ponto alto da carreira de qualquer jogador, a participação num campeonato do mundo. Todo e qualquer jogador por muito cansado que esteja da longa época que atravessou veste a camisola do esforço e dedicação para honrar as cores do seu país e mostrar também a sua qualidade enquanto jogador.
O futebol torna-se cada vez mais um desporto imprevisível, daí a sua beleza, assim torna-se cada vez mais difícil afirmar com certezas quem sairá vencedor a cada jogo. Apesar disso é fácil definir um candidato à vitória final nesta prova, sempre um patamar à frente das restantes seleções temos o Brasil. De facto contam-se pelos dedos as ocasiões em que o Brasil tenha partido tão favorito para um mundial como este, com uma equipa cada vez mais equilibrada a seleção canarinha conta com o seu "Quadrado Mágico" no meio campo constituído por Emerson, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho e com uma dupla de ataque demolidora, Ronaldo e Adriano, para levar as suas intenções avante.
Noutro patamar encontramos 7 seleções que aspiram também a levar o troféu para casa. A Alemanha que vive um período de revolução na sua seleção aposta forte na competição querendo demonstrar aos seus adeptos que renasceu das cinzas. A sempre forte e astuta Itália conta com um grupo de jogadores de créditos firmados e que se conhecem bem. A Argentina revela todo o perfume do futebol sul-americano e aposta forte na juventude que Pekerman ajudou a formar com expoente máximo em Riquelme, que tenta aqui afirmar-se totalmente como um jogador de top mundial. A azarada Espanha que nunca subiu ao pódio desta prova vê agora as suas aspirações muito elevadas com um conjunto de jogadores fortíssimo, jogando todos eles a alto nível. A Holanda dona do futebol total deixou jogadores como Seedorf, Makay ou Davids e conta com um conjunto de jogadores jovens fortemente identificados com o modelo de jogo vigente em todos os níveis de formação do futebol holandês. A França pretende então limpar a má imagem deixada nas últimas grandes competições a nível de seleção sénior, como figura central temos Zidane que faz aqui a sua ultima aparição com a camisola tricolor, e, por último, Portugal, conta com jogadores fixados em vários clubes de top mundial aspirando portanto a uma participação forte e consistente de forma a levar mais longe a voz do nosso povo.
Mas atenção, existem várias seleções que poderão surpreender, são os casos da Repúbluca Checa, a Costa do Marfim, Inglaterra ou Suécia, são, portanto, formações a ter em conta.
Será este um Campeonato do Mundo das surpresas ou das grandes seleções?

AS

NOvo projecto? Um bom blog!

boa sorte

Enviar um comentário

About me

  • Blogue mantido por António Simas e João Miranda, participação especial de João Campos
My profile

Noticias