« Home | O Marfim pode brilhar » | Candidatos há muitos » | Craques fora de jogo » 

terça-feira, maio 23, 2006 

Análise: Portugal X França Sub21


Não demorou muito para que os adeptos portugueses descessem à Terra, depois de todas as expectativas criadas sobre a participação da nossa seleção no Europeu da categoria de sub-21 realizado no nosso país. Apesar de toda a confiança transmitida por Agostinho Oliveira e pelos seus jogadores era preciso não esquecer que do outro lado estava uma equipa forte com argumentos para a vitória final neste Euro 2006. Portugal entrou em campo com os jogadores dispostos na sua táctica habitual, o 4-3-2-1, esperando-se que o meio campo constituído por Raúl Meireles, Manuel Fernandes e João Moutinho pegasse no jogo e que pudesse então construir jogo para os 3 homens da frente, Quaresma aberto sobre a esquerda, Nani sobre a direita e Hugo Almeida colocado em cunha entre os centrais. Do outro lado tínhamos uma França com um grupo de jogadores desconhecidos para a maioria dos adeptos portugueses, mas rapidamente se percebeu a razão da ausência de Diarra (jogador do Chelsea de José Mourinho) e Flamini (jogador do Arsenal de Inglaterra) do 11 inicial. Durante a primeira parte a nossa seleção sofreu uma intensa pressão por parte dos franceses, assentados numa defesa muito segura com especial realce para o lateral esquerdo Berthod que "secou" completamente Quaresma ou mesmo Nani e desta forma fez esquecer o lesionado Clichy habitual titular na sua posição, conduzidos por um fortissímo tridente a meio campo onde pontifica o capitão Mavuba, que, diga-se, fez uma excelente exibição recuperando imensas bolas tentando de imediato criar situações de ataque, muito bem apoiado por Gourcuff, jogador apontado como o sucessor de Zidane, que fez um jogo um pouco mais discreto que os seus colegas de meio campo e Toulalan fechando mais à esquerda pautou a sua exibição pela positiva nunca complicando o jogo. Na frente 3 homens, Faubert actuando na faixa direita mostrou ser dono de uma técnica individual assinalável fazendo a cabeça em água a Nuno Morais, este que não sendo um defesa esquerdo de raiz fez, apesar de tudo, uma exibição positiva, Pongolle sobre a esquerda esteve muito em jogo, criou algumas situações embraçosas para a defesa nacional, com destaque para duas iniciativas, na primeira aos 29' cruzou para o segundo poste onde Faubert desferiu um remate fortíssimo cortado na linha por Rolando. Já aos 33' escapou a Nélson e fez a bola embater com estrondo num dos postes da baliza defendida por Bruno Vale. Apesar de ter marcado o golo num cabeceamento a meias com Rolando, Briand esteve um pouco apagado, mesmo assim foi possível descortinar pormenores de qualidade deste jogador do Rennes de França.
Na primeira parte Portugal raramente conseguiu sacudir a pressão exercida pelo meio campo francês e só as 16' minutos num livre surpresa marcado por Ricardo Quaresma conseguiu levar perigo à baliza de Mandanda.
Já na segunda parte com a entrada de Varela para o lugar de Manuel Fernandes, muito apagado diga-se, a seleção das quinas apareceu mais afoita e liberta, mas apesar de tudo continuou a bombear bolas longas para Hugo Almeida que não tinha tarefa fácil, muito pressionado pelos centrais Bourillon e Jacques Faty. As jogadas individuais pareciam a única solução para a ofensiva portuguesa e aos 55' numa dessas jogadas Varela pôs à prova os reflexos de Mandanda. A jogada de maior perigo surgiu aos 60' quando Quaresma tem uma boa iniciativa na direita e cruza muito bem para a área onde Hugo Almeida ganha muito bem aos centrais, mas o seu cabeceamento sai por cima. As entradas de Diogo Valente e Lourenço trouxeram pouco ao jogo e até ao fim sucederam-se cruzamentos sem destinatário e as mesmas bolas bombeadas para os avançados.
Em suma, foi uma exibição um pouco apagada de Portugal que nunca conseguiu pegar no jogo parecendo um pouco surpresa pela atitude e maturidade táctica da seleção gaulesa.

AS

E nem uma palavra sobre a paupérrima actuação de João Moutinho??
João Campos

Enviar um comentário

About me

  • Blogue mantido por António Simas e João Miranda, participação especial de João Campos
My profile

Noticias