« Home | Olhando o futuro- Lenny » | Olhando o futuro – Jimmy Briand » | Emoção até final – IIª Divisão, série D » | Análise: Portugal X França Sub21 » | O Marfim pode brilhar » | Candidatos há muitos » | Craques fora de jogo » 

sexta-feira, maio 26, 2006 

Rui Costa regressa


Acabou finalmente a novela com maior longevidade da história do futebol português, Rui Costa regressa enfim ao SL Benfica.
Apesar de ter cumprido apenas 3 épocas como profissional do clube, Rui deixou no seio dos benfiquistas grande saudade, em 1994 viviam-se tempos de crise na Luz e o presidente Damásio viu-se obrigado a vender um dos seus mais preciosos activos. A Fiorentina demonstrou interesse e pela quantia de 1,2 milhões de contos levou o maestro. Durante as 7 épocas em que representou o clube de Florença não ganhou muitos titulos, apenas duas taças de Itália. Apesar disso conseguiu conquistar o prémio de melhor número 10 a actuar no país em 2000. Desde o primeiro dia em que saiu do Benfica se falava do seu regresso, quando a Fiorentina declarou falência essa hipótese tomou contornos muito fortes, mas Rui Costa decidiu continuar a sua carreira no país, mais propriamente em Milão onde se afirmou totalmente como um dos melhores 10 do mundo, conquistando pelo meio uma Taça de Itália,uma Liga dos Campeões,uma Supertaça de Itália, um Campeonato e uma Supertaça Europeia. Sempre visto como um grande profissional e um grande homem deixou em 2004 a seleção nacional convicto de que o seu contributo já não seria tão importante. A sua carreira parecia entrar claramente numa curva descendente, afastado da seleção e suplente de Kaká no Milan desde a chegada do brasileiro ao clube, decidiu então esta semana pôr fim ao seu contrato com o clube transalpino, assim estavam escancaradas as portas de regresso ao Benfica.
Acabada esta novela escrevem-se linhas para uma nova estória. Será Rui Costa capaz de alcançar o sucesso que os adeptos esperam? Apesar de já não ter a frescura física de um miúdo de 20 anos e de se pensar que o seu rendimento possa ser afectado pela falta de motivação face ao sucesso da sua carreira, é importante realçar que raramente sofreu lesões, relembrando que a sua posição não será das mais desgastantes e com a experiência do jogador e com gestão de esforço poderá ser muito importante nesta época que está a caminho. Não podemos esquecer ainda que Rui Costa é um jogador com uma visão de jogo fantástica, apesar de não marcar muitos golos é muito importante pelo número de assistências que faz. Para além de todas as características futebolísticas do jogador que dispensam apresentações temos a importância que terá no balneário e o factor marketing. É sabido que o salário que vai auferir não será muito baixo, mas é um facto que o Benfica é único clube em Portugal capaz de cobrir parte das contas dos ordenados com as camisolas que vende, e com certeza que o número de vendas de camisolas com o nome de Rui Costa estampado serão um sucesso.
As dúvidas quanto à utilidade de Rui Costa para o Benfica só serão dissipadas no arranque da temporada de 2006/2007, goste-se ou não, é importante para a nossa liga ter jogadores desta craveira.

AS

About me

  • Blogue mantido por António Simas e João Miranda, participação especial de João Campos
My profile

Noticias