« Home | Novas potências do futebol? » | Olhando o futuro – Sérgio Agüero » | Estrelas que cintilam - Franck Ribéry » | Olhando o futuro - Élder Granja » | La fúria espanhola » | Estrelas que cintilam – John Mensah » | Fado nosso » | Estrelas no banco - Daúto Faquirá » | Olhando o futuro – Kaz Patafta » | Rui Costa regressa » 

quinta-feira, junho 08, 2006 

Laranja com muito sumo

É fascinante a qualidade das escolas de formação holandesas. A cada ano que passa sai uma fornada de novos talentos directamente para as principais equipas da Liga, bem como para as selecções do país da túlipas.

As laranjinhas mecânicas

A boa campanha no Euro de Sub-21, coroada com a vitória final, deu a conhecer novos nomes que num futuro próximo poderão estar nas bocas do mundo.
Da baliza ao ataque a qualidade é um atributo que se pode encontrar em todos os jogadores.
Foppe de Haan montou a sua laranjinha em 4-3-3 e os jogadores interpretaram o esquema na perfeição.
Na baliza Vermeer revelou grande segurança entre os postes e enorme aptidão para sair da baliza, anulando o perigo. Nas laterais Emanuelson, na equerda, mostrou as qualidades já verificadas ao serviço do Ájax: disponibilidade e rapidez a subir no terreno e coesão defensiva. Na direita Tiendalli não deu tantos nas vistas como o seu companheiro, mas não enjeitou as possibilidades de subir pelo seu flanco e fechou bem na defensiva. Os centrais Luirink (marcação) e Vlaar (a sobrar) foram melhorando a olhos vistos e terminaram a prova a respirar solidez.
Á frente do quarteto defensivo um grande jogador: Demy de Zeeuw. Um autêntico tampão a jogar à frente dos centrais, muito culto tacticamente e útil a cortar linhas de passe e a executar o primeiro movimento de ataque. A completar o triângulo de meio campo surge o capitão Schaars, visto muitas vezes a fazer a transição ofensiva da equipa, sendo como um elo de ligação entre de Zeeuw e o camisola 10 Ismaïl Aissati, jogador de grande potencial que abriu muitas brechas nas equipas contrárias e serviu na perfeição os seus colegas da frente.
No ataque pontificaramm três futebolistas de altíssima qualidade, três lanças bem afiadas apontadas aos defesas antagonistas. Romeo Castelen, na esquerda e Nicky Hofs na direita, flectindo várias vezes para a zona central, deram rapidez e imaginação ao ataque. A qualidade técnica e a velocidade, em conjunto com as permutas constantes, baralharam, e de que forma, as defensivas adversárias, que ainda tinham de preocupar-se com Klaas Jan Huntelaar, considerado a estrela da companhia. O melhor marcador do Euro 2006 holandês apenas surpreendeu os mais distraídos, uma vez que Huntelaar esteve em foco ao serviço do Ájax, marcando 33 golos no campeoanto holandês. Este ponta-de-lança nunca fica estático à espera que a bola vá ter consigo. Huntelaar recua amiúde no terreno ajudando nas tarefas defensivas e procurando jogo em zonas mais recuadas.

Holanda no Mundial


Se a passagem da Holanda por Portugal no Euro 2006 foi coroada com a vitória final, o que pensar se os sub-21 tivessem contado com os contributos de Robben, Heitinga, Van Persie, Maduro, Sneijder e Babel, ainda com idade para actuarem nos sub-21, porém já convocados por Van Basten para o Campeonato do Mundo.
A convocatória de Van Basten é uma mescla entre a experiência de Van der Sar, Van Bronckhorst, Lanzaat, Cocu, Ooijer e Van Bommel com a juventude e irreverência dos supracitados jogadores.
Ausências como as de Seedorf, Davids, Makaay parecem não abalar o conjunto holandês e o Mundial é uma boa oportunidade para alguns jogadores dizerem adeus aos grandes palcos da melhor forma, enquanto que os mais novos procuram a total afirmação no mundo do futebol.

JM

About me

  • Blogue mantido por António Simas e João Miranda, participação especial de João Campos
My profile

Noticias