« Home | Olhando o futuro – Bijou » | Olhando o futuro - Tiago Gomes » | Laranja com muito sumo » | Novas potências do futebol? » | Olhando o futuro – Sérgio Agüero » | Estrelas que cintilam - Franck Ribéry » | Olhando o futuro - Élder Granja » | La fúria espanhola » | Estrelas que cintilam – John Mensah » | Fado nosso » 

sexta-feira, julho 14, 2006 

4-4-2, que futuro para este Benfica?


Com dois jogos de preparação já efectuados, começa a ganhar forma o S.L. Benfica de Fernando Santos.
Sendo a saída de Simão um dado praticamente adquirido e observando a politica de contratações, que visou preferencialmente a zona central do terreno, e estes jogos amigáveis, é o 4-4-2 que se apresenta como táctica preferencial para atacar a época 2006/2007.
Formação utilizada pelo Porto de Mourinho e o Sporting de Peseiro, com resultados assinaláveis diga-se, privilegia a posse de bola e o controlo do jogo, afastando-se do contra-ataque e jogo directo que marcava o Benfica na época transacta.
Tendo em conta o figurino do clube para esta época parece cair que nem uma luva este 4-4-2 losango. Os centrais serão os mesmos prevendo-se uma disputa saudável entre R.Rocha e Anderson, os defesas laterais de cariz ofensivo como o são Nelson e Léo serão muito importantes na manobra ofensiva face à ausência de extremos, será importante que estes sejam rápidos a fazer as subidas de forma a dar profundidade ao ataque encarnado. No meio-campo residem as grandes alterações, quatro jogadores na zona central que se vão dispor em losango, Katsouranis poderá ser o vértice defensivo, o homem que lê o jogo de forma a ocupar de forma inteligente os espaços deixados pela subida dos laterais. Mais à frente jogarão dois médios interiores, muito provavelmente Petit e Karagounis (grego que parece ter encontrado finalmente o seu espaço), importantes na circulação de bola e nas transições ofensivas e defensivas para que a equipa desça e suba em bloco e não tenha desequilíbrios. Mais à frente no meio campo jogará Rui Costa, o homem que pauta todo o jogo, que controla e gere a velocidade e faz o último passe, Rui parece apostado em fazer uma boa época e para já apresenta índices de forma muito interessantes.
No ataque parecem ter vaga garantida Miccoli e Nuno Gomes, dois jogadores que jogam muito bem de costas para a baliza, sendo que o italiano joga muito bem na linha do fora de jogo e o seu poder de explosão poderá ser bem utilizado, e Nuno Gomes terá por fim companhia no ataque que lhe dará mais liberdade de forma a poder aparecer mais frequentemente em zona de finalização.
No banco residem opções muito interessantes: Diego Souza um cabeça de área muito técnico e muito inteligente na ocupação de espaços, Manuel Fernandes que dispensa apresentações é alternativa a Karagounis ou Petit sendo que nos jogos mais difícil o Benfica poderá aparecer com um figurino mais defensivo e ai Manuel Fernandes ou mesmo Beto entrarão nas contas do treinador. Manú e Paulo Jorge são jogadores muito rápidos tal como Manduca e a serem utilizados preferencialmente na alteração do esquema táctico para um 4-3-3. Na frente Marcel é um jogador mais fixo que os dois titulares e caso ganhe índices de confiança maiores poderá ser uma boa aposta em jogos mais físicos, entretanto espera-se a chegada de outro ponta de lança.
O Benfica de 20062007 não deverá andar muito longe disto mas tudo no futebol é relativo, portanto nada como esperar para ver.

AS

About me

  • Blogue mantido por António Simas e João Miranda, participação especial de João Campos
My profile

Noticias