sexta-feira, agosto 22, 2008 

O estranho mundo do futebol - Andrés D'Alessandro


Ego e criatividade são duas características que andam de mãos dadas no mundo do futebol, se as elevarmos a um nível alto sobressai à cabeça um nome, Andrés D'Alessandro. 'El Cabezón', alcunha pela qual é conhecido, tem tanto de espectacular como de irreverente. Começou há dez anos a carreira deste globetrotter do futebol moderno, em 1998 ascendeu ao plantel principal do River Plate onde permaneceu até 2003, altura em que o Wolfsburgo da Alemanha decidiu desembolsar 9 milhões de euros pelo génio do drible. Chegou à Europa rotulado de craque e visto como um possível sucessor de Maradona mas a vida não tem sido fácil para Andrés. Durou apenas dois anos e meio a aventura alemã, sentindo-se incompreendido entrou em rota de colisão com o treinador e a solução passou por um empréstimo ao Portsmouth. Chegou ao clube em Janeiro de 2006 e conseguiu maravilhar o treinador do 'Pompey', Harry Redknapp, mas as suas exibições levaram-no até Espanha, mais concretamente ao Saragoça. No clube espanhol não foi feliz, apesar de ter actuado em 50 jogos em época e meia o seu ego veio novamente ao de cima. Eternamente incompreendido, D'Alssandro quase chegou a vias de facto com Pablo Aimar, seu colega de equipa, e até com o Treinador Victor Fernandéz. Decidiu regressar à Argentina em 2008 para participar na Taça dos Libertadores actuando pelo San Lorenzo. Actualmente joga pelo Internacional de Porto Alegre, clube ao qual chegou com pompa e circunstância sendo mesmo o jogador mais bem pago no Brasil!

O cartão de visita deste jogador é mesmo a facilidade que encontra em livrar-se dos adversários sendo-lhe mesmo atribuida a invenção de um drible ao qual chamam 'la boba'. Alia ao seu drible a visão de jogo superior e a precisão do seu pé esquerdo, mais em passes curtos que em longos, para que possa criar os movimentos ofensivos da sua equipa. Para que se possa compreender o futebol de D'Alessandro, é necessario atribuir-lhe alguma liberdade para que possa criar muito mais do que destruir, daí que a sua aventura no futebol cada vez mais táctico da Europa não tenha resultado tão bem.

Se Andrés D'Alessandro conseguisse aliar a magia do seu futebol a alguma estabilidade concerteza teríamos aqui um jogador para pisar outros palcos.

Nome completo: Andrés Nicolás D'Alessandro
Local de nasc.: Argentina
Posição: Nº10
Altura: 1,68m

AS

About me

  • Blogue mantido por António Simas e João Miranda, participação especial de João Campos
My profile

Noticias