sexta-feira, outubro 05, 2007 

Olhando o futuro - Nuri Sahin



Se procuram um organizador de jogo com grande potencial futuro o nome a reter é Nuri Sahin. Pertence aos quadros do Feeyenord, da Holanda, onde chegou, esta época, envolto em grande entusiasmo. No ano de 2005 fez o seu primeiro jogo como sénior pelo Borussia de Dortmund com apenas 17 anos, tornando-se o mais jovem de sempre a estrear-se na Bundesliga, e guiou a selecção turca de sub-17 durante a excelente campanha no mundial realizado no Perú. Em dois anos na Alemanha, seu país natal apesar de ter nacionalidade turca, realizou 47 partidas apontando um golo. As suas exibições e evolução permitiram que chegasse à selecção AA da Turquia.
Nuri joga preferencialmente na posição 10, onde faz uso do seu pé esquerdo para organizar jogo, rasgar defesas com passes teleguiados ou atirar forte à baliza, opções nunca faltam a este prodígio. A elegância com que pisa os relvados levando sempre a bola colada ao pé faz-nos pensar que estamos na presença de um nº10 à antiga. Por outro lado a sua capacidade de explosão e dribles promoveram comparações com o brasileiro Robinho. De acrescentar o seu voluntarismo quando toca a defender não se coibindo de correr atrás da bola em prol da equipa.
A Turquia anseia por um jogador de classe mundial, depois do mágico Emre, fustigado por lesões e castigos, parece ser o jogador certo para recuperar a fantástica Turquia do mundial de 2000.

Nome: Nuri Kazim Sahin
Nacionalidade: Turca
Nascimento: 1988-09-05 (19 anos)
Naturalidade: Lüdenscheid - Alemanha Alemanha
Posição: Médio
Altura: 180 cm
Peso: 65 kg

AS

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 01, 2007 

O estranho mundo do futebol - Sérgio Leite


Sérgio Leite é um dos muitos casos estranhos no mundo do futebol. A qualidade que sempre mostrou em campo, principalmente com a camisola das selecções jovens vestida, não lhe permitiu, até ao momento, actuar em clubes que lutem por objectivos ambiciosos. Presença entre os postes, defesas espectaculares, excelentes reflexos e até um bom jogo de pés são os principais atributos deste guarda-redes de 1.80 m. Na memória de muitos adeptos deve ainda pairar uma assombrosa actuação de Sérgio Leite, em Faro, frente a Espanha, que garantiu o apuramento para o Europeu de sub-21.
Apesar de tudo, Sérgio Leite nunca deu o salto para um grande clube. Formado no Boavista, o guardião nunca encontrou o seu espaço na equipa principal, sobretudo devido ao grande número de guarda-redes que o clube do Bessa teve nos seus quadros (William, Khadim, Ricardo, Laurentino, Pedro Albergaria…). Para jogar com regularidade Sérgio Leite saiu e, por empréstimo, actuou em alguns clubes da IIª Liga: Maia, Sporting de Espinho, Penafiel e Leça. Seguiu-se uma passagem pelo Charlton, onde conquistou o título de campeão de reservas. Poderia ser o trampolim para um clube de maior nomeada, porém, na época seguinte, o guarda-redes voltou a Portugal, para defender as cores do Leça. Uma temporada depois consumou-se o regresso a Inglaterra, para o Hull City, onde não atingiu os sucessos da sua anterior passagem por terras de Sua Majestade.
Hoje, com 28 anos, Sérgio Leite deu um novo rumo à carreira. Depois de ter representado o F.C. Vaslui, encontra-se agora no Brasov, ambos emblemas da Roménia
Dificilmente a carreira deste espectacular guarda-redes atingirá o nível que merece. São as incongruências e contingências do futebol. A sorte também faz parte do jogo e a Sérgio Leite possivelmente terá faltado a estrelinha.

Nome: SÉRGIO Barbosa Dias LEITE

Idade: 28 anos

Posição: Guarda-redes

Altura: 1.80 m

Clube actual: Brasov (Roménia)


JM

About me

  • Blogue mantido por António Simas e João Miranda, participação especial de João Campos
My profile

Noticias