quinta-feira, novembro 30, 2006 

Estrelas que cintilam – Arteta


Saído das escolas do Barcelona, onde o seu valor nunca foi considerado, e com passagens extremamente proveitosas pelo PSG (2000-2002), Glasgow Rangers (2002-2004), Real Sociedad (até Janeiro de 2005) e Everton, clube que ainda representa, Mikel Arteta é um futebolista de fino recorte, de qualidade indiscutível e que deixa, jogo após jogo, a sensação de merecer outros voos e um clube que lute pelos principais objectivos.
Com 24 anos o espanhol atravessa uma grande fase da carreira. Embora descaia um pouco para a direita do meio-campo do Everton, Arteta tem todas as características de um organizador: enorme classe, visão de jogo, precisão e timming certo dos passes que efectua com o seu pé direito, sentido posicional, para além da aptência para cobrar lances de bola parada.
O número 6 já leva 14 jogos disputados, tendo marcado dois golos. Deveria ser seguido com atenção pelos grandes emblemas da Europa.

JM

Etiquetas:

quarta-feira, novembro 29, 2006 

Destaque - Katsouranis


Quando Katsouranis chegou ao Benfica muitos se perguntavam sobre o real valor deste médio grego, se seria capaz de lutar por um lugar no onze titular com Petit e Manuel Fernandes – na altura ainda no SLBenfica- e agora parecem dissipadas essas dúvidas, tem ganho uma grande preponderância na equipa e os seus 4 golos fazem dele o melhor marcador dos encarnados na Liga Bwin.
Katsouranis destaca-se pela sua leitura de jogo, não sendo propriamente um jogador dado a grandes correrias, é muito comum vê-lo no caminho do esférico recuperando imensas bolas, da mesma forma que lhe permite aparecer muitas vezes na zona de finalização.
De salientar, também, a sua importância nos lances de bola parada, move-se inteligentemente na multidão para depois antecipar-se à defesa contrária usando o seu bom jogo aéreo que o torna quase num farol quando se lançam bolas para a área.
O seu nível exibicional não revela grandes oscilações, se bem que o grego poderia render mais jogando sozinho dado que não sendo um jogador com características idênticas às de Petit, é penoso ver por vezes a falta que faria um transportador de jogo na equipa para além de Nuno Assis.
Mantendo este nível, Katsouranis arrisca-se a ser uma das figuras deste nosso campeonato.

AS

Etiquetas:

quinta-feira, novembro 23, 2006 

Portsmouth tem brilhado


Na presente edição da sempre competitiva Liga inglesa há uma equipa que merece especial destaque, não só pelo bom futebol que tem apresentado, mas, sobretudo, pelo fantástico 3º posto ocupado até ao momento. Falamos do Portsmouth, treinado por Harry Redknapp.
Se no banco está um técnico com grande experiência e conhecimento, no plantel passa-se o mesmo, com a presença de alguns jogadores que dispensam apresentações e que continuam a dar nas vistas em terras de Sua Majestade.
Construído em 4-4-2, o Portsmouth tem qualidade de sobra em todos os seus sectores. David James é o guardião que joga atrás de uma defesa forte e coesa constituída por Glen Johnson (emprestado pelo Chelsea) na direita, os sólidos Primus e Sol Campbell, que formam uma enorme barreira no centro e o capitão Stefanovic na esquerda.
No meio-campo as opções são mais que muitas e todas de qualidade insuspeita. Pedro Mendes tem sido fundamental e quase intocável, bem como Gary O'Neil e Taylor, que descaem para os flancos. No apoio ao ataque a escolha tem recaído em Niko Kranjcar e Sean Davis. Mas as opções para a intermediária não se ficam por aqui, já que Manuel Fernandes, David Thompson, Koroman e Douala – estes dois últimos prejudicados pelo esquema - também são jogadores a ter em conta.
No ataque mais do mesmo: qualidade a rodos. O nigeriano Kanu (8 golos) e o zimbabuano Benjani Mwaruwari (3 golos) têm dado boa conta do recado. Porém, prontos para lhes roubar a titularidade e alvejar as balizas contrárias estão LuaLua (2 golos), Todorov (2 golos), o eterno Andy Cole (2 golos) e Mornar.
Pela qualidade dos intérpretes, beleza do seu futebol e pelo que está a fazer na premiership o Portsmouth é uma equipa que merece ser seguida com grande atenção.

JM

About me

  • Blogue mantido por António Simas e João Miranda, participação especial de João Campos
My profile

Noticias